A ansiedade é uma sensação ou sentimento que vem da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central (SNC) quando interpretamos uma situação de perigo. Toda esta excitação acontece decorrente de uma descarga de um neurotransmissor chamado Noradrenalina.
Desde o princípio da humanidade a Ansiedade existiu, ela demandava uma reação de luta, fuga ou evitamento diante da situação que nossos ancestrais viviam. Então, o SNC preparava-se para alguma ação, precisava ficar em alerta para lutar ou fugir do perigo à sua frente. Atualmente nosso organismo reage da mesma forma quando lhe transmitimos uma situação de perigo, mesmo que não seja fisicamente real.
Os perigos que enfrentamos hoje vão além do perigo de vida biológico. Perda de status, conforto, poder econômico, saúde, afetos, amizades, privilégios, possibilidade de concretizar interesses, etc. podem desencadear o estado ansioso. Em estados de desequilíbrio emocional, o simples contato com o novo, com situações inesperadas e desconhecidas são o suficiente para disparar estados ansiosos.
A principal característica psíquica do estado ansioso é uma excitação, uma aceleração do pensamento, como se estivéssemos elaborando, planejando uma maneira de nos livrar do perigo da maneira mais rápida possível.
Este movimento mental, na maioria das vezes, causa certa confusão, uma ineficiência da ação, um aumento da sensação de perigo e de incapacidade de se livrar dele, o que configura um círculo vicioso, pois esta sensação só faz aumentar ainda mais o estado ansioso. “Mente acelerada é mente desequilibrada”.
Diante do exposto acima, surge a questão sobre como lidar com a ansiedade. Uma estratégia simples é a respiração profunda, liberando o ar dos pulmões. A frequência respiratória precisa ser diminuída, pois, ela pode controlar o corpo e a mente. Este tipo de exercício deve ser feito por alguns minutos e deve-se tentar substituir os pensamentos negativos por positivos.
Fonte: https://psicologiaacessivel.net/2017/10/04/dicas-para-vencer-a-ansiedade/
Comentários
Postar um comentário